Copy
View this email in your browser

NORMA DA ANEEL UNIFICA REGRAS SOBRE COMPARTILHAMENTO DE INFRAESTRUTURA

Por decisão de sua Diretoria Colegiada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reuniu duas normas referentes ao compartilhamento da infraestrutura de fornecimento de energia em um único documento. A nova resolução conjuga o conteúdo da norma   375/2009, que trata do uso de instalações de distribuição como meio de transporte para a comunicação por meio da tecnologia Power Line Communications (PLC); com o da 797/2017, relativa ao compartilhamento da infraestrutura com agentes cessionários do setor elétrico, de telecomunicações, ou de petróleo e gás, além da administração pública direta ou indireta e demais interessados.

A unificação se deve ao fato de ambas regulamentarem o uso de instalações de fornecimento de energia elétrica por terceiros, seja para transmitir sinais de comunicação por cabos e linhas, ou como estrutura de suporte de outros equipamentos. A equipe técnica da Aneel aprimorou o conteúdo, com o objetivo de tornar os comandos mais claros e assertivos. A consolidação das duas normas contou com sugestões da sociedade, por meio de consulta pública. No total, foram 17 participantes e 198 contribuições. 

NO URUGUAI, EMPRESAS DISCUTEM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

No dia 15 de setembro, a UTCAL realizou o workshop "Transformação digital e cibersegurança", na sede da UTE (Palacio de la Luz) em Montevideo. As palestras trataram de temas técnicos relevantes e de maior interesse da UTE. O seminário contou com as participações de Severiano Macedo (Cisco), de Jorge Costa (UTE), de Jorge Iporre (Nokia), de Ivo Faria (Fortinet), de Walter Bravo (Nokia), de  Luis Gonzalez (Oscilloquartz) e de Marcio Rocha (Hitachi). Pela UTCAL, os debatedores foram o presidente Dymitr Wajsman; o vice-presidente,  Ronaldo Santarém; e o consultor de segurança Roberto Boucinhas.

CHILE RECEBE WORKSHOP SOBRE TECNOLOGIA EM NOVEMBRO

Por falar em seminário, no dia 10 de novembro, das 9h às 17h30m, acontece o workshop "UTCAL – Tecnologia para utilities", em Santiago, no Chile. As palestras abordarão temas como transformação digital, inovação, espectro radioelétrico, melhores práticas para implementação de rede privada e cibersegurança, entre outros.

REUNIÃO PARA DEFINIR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SERÁ EM DEZEMBRO

Anote na agenda: está marcada para o período entre os dias 2 e 4 de dezembro a reunião de planejamento estratégico, relativo ao período 2023/2024. O encontro acontecerá no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro. A UTCAL já está convidando associados e contratou um facilitador para coordenar o trabalho .

WHITE PAPER SOBRE ESPECTRO
DE RÁDIO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

Conhece a nossa biblioteca online? Pois é, ela reúne consultas públicas, resoluções e outros documentos produzidos pela Anatel de maior interesse para os associados. Entre outros conteúdos, é possível, por exemplo, fazer download do white paper "Espectro de rádio para utilities no Brasil", que, além de portugês, tem versões em inglês e espanhol. Para acessar, basta clicar na aba "Biblioteca" do nosso site: utcamericalatina.org.

PREPARATIVOS PARA O UTCAL SUMMIT 2023 
SEGUEM A TODO VAPOR

Marcado para o período entre 29 e 31 de março, o UTCAL Summit 2023 acontecerá, mais uma vez, no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro.  A programação do maior evento de utilities da América Latina já está sendo desenvolvida e as empresas interessadas em apresentar projetos podem fazer contato pelo e-mail contato@utcal.com.br.

LISTA DE PATROCINADORES
DO EVENTO TEM NOVOS NOMES

O número de empresas interessadas em patrocinar o UTCAL Summit 2023 não para de crescer. Além de Cisco e Landis & Gyr, já estão confirmadas 4RF, TI Safe, GE, Quantum 13 / Nozomi Networks, Tait Communications, Ribbon e FiberX. Os interessados em apoiar o evento também podem escrever para contato@utcal.com.br.

Facebook
Website
LinkedIn
Conteúdo e Redação: LGA Comunicação
Editoração e Layout: Grupo Brasil Design, Produções e Eventos

Copyright © UTC América Latina, direitos reservados.

Proibida a reprodução sem citar a fonte.

Clique aqui para sair de nosso cadastro.