Copy

Notícias do Edu  27 Junho 2019

n.º 7
A “Notícias do Edu” é a newsletter do projecto de Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde. Tem como principal objectivo a divulgação das actividades do projecto pelos técnicos das instituições envolvidas e outros interessados, de modo a contribuir para a promoção da riqueza do património natural de Cabo Verde, em particular das suas aves marinhas.

Avaliação intercalar do projecto
Dois anos passados desde o início do projecto, os parceiros e a Fundação MAVA reuniram-se nos dias 4 a 7 de Junho no Mindelo, para fazer uma primeira avaliação das actividades e do plano de acção no qual o projecto se insere. Os resultados alcançados até ao momento são muito encorajadores, prevendo-se que os objectivos do projecto sejam maioritariamente atingidos até final de 2019. Este encontro serviu ainda para identificar as principais acções que deverão ser implementadas na segunda fase do projecto.

Primeiros censos do século no ilhéu Luiz Carneiro

A descoberta de 5 espécies de aves marinhas reprodutoras no ilhéu Luiz Carneiro (ilhéus do Rombo), no início de Março, veio confirmar as suspeitas da existência de uma grande colónia de aves marinhas naquele local. A visita dos investigadores do Projecto Vitó e da Univ. de Barcelona terá sido a primeira das últimas 6 ou 7 décadas, tendo contribuído para desvendar a importância do local para espécies como o pedreiro-azul, o joão-preto e o rabo-de-junco. Foram ainda detectados indícios de presença humana, como ninhos de pedreiro-azul pisados e uma pequena estrutura, reforçando a necessidade de implementar medidas eficazes de fiscalização nestes ilhéus.

Visita à Baía do Inferno
Com o objetivo de criar um interesse generalizado sobre as aves marinhas e a conservação dos seus habitats foi realizada uma visita institucional à Baía do Inferno (Santiago). Esta iniciativa envolveu representantes de instituições nacionais e da Embaixada dos EUA em Cabo Verde, que se mostraram disponíveis para o desenvolvimento de parcerias em prol da conservação das aves marinhas no país. A Baía do Inferno, rodeada de uma paisagem excepcional, está classificada como IBA, tendo sido já identificadas 5 espécies de aves marinhas reprodutoras.
As aves marinhas no Carnaval do Mindelo
A Biosfera I e o grupo Estrelas do Mar equiparam-se a rigor e levaram as aves marinhas de Cabo Verde ao Carnaval do Mindelo. A desfilar na comissão da frente, ao som da música “gongon”, os elementos da Biosfera I representaram todas as aves marinhas do país. Foi através desta iniciativa inédita que, a dançar e a cantar, caboverdianos e turistas aprenderam mais sobre estas aves fantásticas e sobre a necessidade urgente da sua conservação.
Os nossos técnicos: Kenny Delgado
Natural de Ribeira Vinha (S. Vicente), o Kenny Delgado começou a colaborar com a Biosfera I em 2013, no ilhéu Raso, como voluntário. A adaptação e o entusiasmo com as aves marinhas (e a restante fauna) foram tão rápidos que passou 3 meses seguidos naquele ilhéu! No ano seguinte foi contratado como monitor, sendo actualmente o coordenador dos trabalhos de campo com espécies invasoras em Santa Luzia. Sempre disponível para participar nos projectos com aves marinhas, sonha em prosseguir os seus estudos na área da biologia e dedicar a sua vida a conservar a rica biodiversidade de Cabo Verde.

Financiamento        



Coordenação




 

Parceiros institucionais      Parceiros associados        

 


 
Share
Tweet
Subscrever
Arquivo
Copyright © 2019 BirdLife International, All rights reserved.

Pode actualizar as suas preferências ou  cancelar a subscrição

Email Marketing Powered by Mailchimp