Copy

Notícias do Edu  26 Nov 2019

n.º 10
A “Notícias do Edu” é a newsletter do projecto de Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde. Tem como principal objectivo a divulgação das actividades do projecto pelos técnicos das instituições envolvidas e outros interessados, de modo a contribuir para a promoção da riqueza do património natural de Cabo Verde, em particular das suas aves marinhas.

Cabo Verde tem duas novas mestres!
A Catelene Monteiro e a Rosiane Fortes, ambas bolseiras do projecto, defenderam as suas teses de mestrado a 30 de Outubro na Univ. de Barcelona. O estudo da Catelene sobre a ecologia trófica da comunidade de aves marinhas em Cabo Verde, revelou que estas aves apresentam uma grande diversidade de estratégias alimentares. Por exemplo, a cagarra alimentou-se de presas capturadas nas águas das plataformas continentais, enquanto que o alcatraz, o rabo-de-junco e o joão-preto alimentaram-se em águas pelágicas, este último durante a noite. A Rosiane investigou a dieta dos gatos domésticos e assilvestrados e o seu eventual impacto sobre as aves marinhas. Através de análises moleculares descobriu que os gatos assilvestrados das ilhas da Boa Vista e do Sal alimentam-se de rabos-de-junco, juntamente com outras presas como tartarugas marinhas e osgas. Aproveitamos para felicitar as duas novas mestres e a equipa de orientadores.

Ameaças às aves marinhas

Desde o ano de 1500 que 161 espécies de aves foram dadas como extintas. 92% destas extinções ocorreram em ilhas. Das 359 espécies de aves marinhas do planeta, 46% estão ameaçadas de extinção por espécies introduzidas invasoras, em particular ratazanas e gatos. Durante os 2,5 anos do projecto foram identificadas diversas ameaças às aves marinhas nidificantes em Cabo Verde. Em terra, as espécies introduzidas invasoras (como gatos, ratazanas, cães e ratinhos), a captura ilegal, a perturbação, e a perda e a degradação do habitat constituem as principais ameaças. No mar não se conhecem ainda com rigor as ameaças, mas entre os factores de mortalidade incluem-se a captura acessória (bycatch), a poluição (luminosa e plásticos) e a sobrepesca. A magnitude destas ameaças implica um renovado compromisso entre o Estado e os parceiros da sociedade civil, com acções objectivas e eficazes, para que em conjunto seja possível conservar este património notável que pertence a todos os caboverdianos.

Aves marinhas e atuns partilham a refeição
A equipa da Univ. de Coimbra/MARE continua a analisar amostras da dieta das aves marinhas, mas não só. Análises preliminares aos estômagos de três espécies de atuns capturados em Cabo Verde revelaram que estes se alimentam das mesmas presas que as cagarras. De facto, estas últimas beneficiam dos pequenos peixes que os atuns empurram para a superfície enquanto se alimentam. Os resultados deste estudo permitirão compreender melhor as semelhanças entre dietas e até que ponto as aves marinhas estão dependentes da facilitação do acesso às presas proporcionada pelos atuns.
Conhecer o... Alcatraz
O Alcatraz ou Alcatraz-pardo (Sula leucogaster) vive nos oceanos tropicais de todo o mundo. É a maior das aves marinhas actualmente nidificantes em Cabo Verde, facilmente reconhecível pela sua cor castanha-chocolate, peito e barriga brancos e bico e patas amarelados. Tem hábitos diurnos e pode observar-se todo o ano. Nas águas caboverdianas, as suas presas principais são os peixes-voadores, os peixes-agulha e outros pequenos peixes que vivem à superfície. Outrora uma ave muito abundante na maior parte das ilhas e ilhéus de Cabo Verde, actualmente reproduz-se apenas em meia dúzia de locais de acesso restrito e difícil. A captura massiva de crias e de ovos contribuíram decisivamente para o seu grande declínio. As suas colónias são muito sensíveis à perturbação e a predadores introduzidos, como os gatos.

Financiamento        



Coordenação




 

Parceiros institucionais      Parceiros associados        

 


 
Share
Tweet
Subscrever
Arquivo
Copyright © 2019 BirdLife International, All rights reserved.

Pode actualizar as suas preferências ou  cancelar a subscrição

Email Marketing Powered by Mailchimp