Copy

Notícias do Edu   20 Fev. 2019

n.º 5
A “Notícias do Edu” é a newsletter do projecto de Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde. Tem como principal objectivo a divulgação das actividades do projecto pelos técnicos das instituições envolvidas e outros interessados, de modo a contribuir para a promoção da riqueza do património natural de Cabo Verde, em particular das suas aves marinhas.

Sensibilização e formação de autoridades nacionais
A DNA organizou recentemente dois workshops, no Sal e na Praia, sobre o quadro jurídico nacional de protecção e conservação das aves marinhas e da biodiversidade.  Durante estes foram recolhidos contributos para a revisão da legislação sobre crime ambiental e biossegurança. A maioria dos 54 participantes da Procuradoria da República, Câmaras Municipais, Assembleias Municipais, Polícia Nacional, ONG, Associação de Ecoturismo, INIDA, UniCV e Min. da Agricultura e Ambiente desconhecia a importância do país para as aves marinhas, reforçando a necessidade da sensibilização das várias entidades.
Doutoramento sobre aves marinhas tropicais
Desde 2017 que a estudante caboverdiana Nathalie Almeida iniciou o doutoramento na Univ. de Coimbra (UC) através de uma bolsa no âmbito do projecto. Sob a orientação de investigadores da UC e da Univ. de Barcelona, a sua investigação pretende contribuir para conhecer, em Cabo Verde, 1) o impacto da frota de pesca industrial e artesanal na biodiversidade marinha, 2) a distribuição das aves marinhas reprodutoras, 3) a sensibilidade das áreas marinhas protegidas às pressões ambientais e 4) a aplicação e eficácia da legislação sobre biodiversidade marinha como instrumento de decisão para a conservação de habitats marinhos fundamentais.

Lançada a Ecostar!
Após meses de preparação, a série de TV Ecostar foi finalmente lançada! Este novo programa de televisão tem por objectivo dar a conhecer os esforços de conservação das aves marinhas realizados pelos parceiros do projecto, em particular a Biosfera I, com o apoio de figuras públicas da sociedade caboverdiana. Nesta iniciativa são acompanhadas no terreno acções de conservação, de monitorização e de investigação, a fim de revelar e contribuir para a preservação do rico património natural de Cabo Verde.
As ilhas das aves: conhecer os Ilhéus do Rombo
Situados entre a Brava e o Fogo, os Ilhéus do Rombo, com ca. 4,5 km2, são uma das jóias menos conhecidas de Cabo Verde. Os dois ilhéus principais – o Ilhéu Grande e o Ilhéu de Cima – abrigam colónias com milhares de casais de pedreiro-azul, pedreiro, pedreirinho, joão-preto e rabo-de-junco. Num passado não distante, os alcatrazes reproduziam-se no Ilhéu de Cima, mas a captura descontrolada causou a sua extinção. Entre os dois ilhéus existem ainda três outros mais pequenos: o Ilhéu Luiz Carneiro, o I. Sapado e o I. do Rei. Apesar de estarem classificados como Reserva Natural Integral, os Ilhéus do Rombo enfrentam ainda diversas ameaças na sua parte terrestre, associadas sobretudo à presença de ratinhos e ao pisoteio não intencional de ninhos devido à visitação não vigiada.

Financiamento        



Coordenação




 

Parceiros institucionais      Parceiros associados        

 


 
Share
Tweet
Subscrever
Arquivo
Coordenação da edição: Miguel Lecoq (miguel.lecoq@birdlife.org)
Textos:
Adélcio Fernandes e Miguel Lecoq
Formatação: Ngoné Diop
Copyright © 2019 BirdLife International, All rights reserved.

Pode actualizar as suas preferências ou  cancelar a subscrição

Email Marketing Powered by Mailchimp