Copy

Notícias do Edu  15 Março 2019

n.º 6
A “Notícias do Edu” é a newsletter do projecto de Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde. Tem como principal objectivo a divulgação das actividades do projecto pelos técnicos das instituições envolvidas e outros interessados, de modo a contribuir para a promoção da riqueza do património natural de Cabo Verde, em particular das suas aves marinhas.

Nasceu o Funco Gongon!
Funco Gongon é o nome do centro interpretativo dedicado às aves marinhas e à biodiversidade da ilha do Fogo e de Cabo Verde. Situado em Chã das Caldeiras, o centro foi construído ao longo de 2018 seguindo a arquitectura tradicional desta povoação, perto da qual se situam importantes colónias de gongon. A inauguração decorreu no dia 21 de Fevereiro com a presença de mais de 50 pessoas, incluindo o Presidente da C. M. de Santa Catarina do Fogo e a cantora Neuza de Pina. O sucesso desta iniciativa deve-se à ONG Projecto Vitó que será responsável pela gestão e dinamização do centro. Todos os visitantes são muito bem-vindos!
Agricultores e pastores descobrem novos ninhos de Gongon
As acções de sensibilização efectuadas ao longo dos últimos meses têm gradualmente aproximado as comunidades locais e as equipas do projecto. Um excelente exemplo disso foi a descoberta recente de 3 novos ninhos de gongon, na ilha do Fogo, por agricultores e pastores que imediatamente contactaram a equipa do Projecto Vitó e da Univ. de Barcelona. Os gongons nidificam a grande altitude em áreas de difícil acesso, e os seus ninhos, muito difíceis de detectar, situam-se em buracos fundos e discretos, sendo visitados pelas aves apenas durante a noite.

Os alcatrazes do ilhéu de Curral Velho
Em 2018, devido a causas ainda não totalmente esclarecidas, os alcatrazes do ilhéu de Curral Velho não se reproduziram com sucesso. Durante a monitorização efectuada em meados de 2018 pela equipa do Projecto Vitó, da Bios.CV e da Univ. de Barcelona verificou-se a perda total de juvenis e ovos. Em Janeiro de 2019 tivemos uma excelente notícia: os técnicos responsáveis pelo seguimento desta colónia encontraram, no mesmo local, mais de 150 juvenis e alguns ninhos ainda com ovos!
Conhecer...o João-preto
O joão-preto ou alma-negra (Bulweria bulwerii) é uma pequena ave marinha negra, ligeiramente maior que o pedreirinho, que ocorre nos mares tropicais e subtropicais do Atlântico, do Pacífico e do Índico. Em Cabo Verde é muito localizada, ocorrendo em meia dúzia de ilhéus desabitados que visita apenas durante a noite. No país, a sua abundância e distribuição actual é reflexo das suas principais ameaças, nomeadamente os gatos e as ratazanas, e ainda a destruição dos locais de nidificação e a poluição luminosa. Alimenta-se em águas pelágicas, a grande distância das costas, consumindo pequenos peixes e moluscos e, em menor número, crustáceos.

Financiamento        



Coordenação




 

Parceiros institucionais      Parceiros associados        

 


 
Share
Tweet
Subscrever
Arquivo
Coordenação da edição: Miguel Lecoq (miguel.lecoq@birdlife.org)
Textos: 
Herculano Dinis, Miguel Lecoq e Teresa Militão
Formatação: Ngoné Diop
Copyright © 2019 BirdLife International, All rights reserved.

Pode actualizar as suas preferências ou  cancelar a subscrição

Email Marketing Powered by Mailchimp