Copy

Notícias do Edu   19 Set. 2018

n.º 2
A “Notícias do Edu” é a newsletter do projecto de Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde. Tem como principal objectivo a divulgação das actividades do projecto pelos técnicos das instituições envolvidas e outros interessados, de modo a contribuir para a promoção da riqueza do património natural de Cabo Verde, em particular, das suas aves marinhas.

Marcha pelas aves marinhas de Cabo Verde
Em comemoração do dia mundial do ambiente as ruas de São Filipe encheram-se com mais de 600 alunos e professores.  O motivo foi uma mega marcha organizada pelo Projecto Vitó, com a participação das escolas do Ensino Básico Integrado e da Escola Secundária de São Filipe, com o objectivo de sensibilizar as comunidades sobre a necessidade de conservação da biodiversidade, em especial das aves marinhas de Cabo Verde.
Quais os melhores ninhos? E quais os piores vizinhos?
As respostas serão dadas por um estudo sobre selecção do habitat de nidificação e competição interespecífica em aves marinhas conduzido por um estudante de doutoramento no ilhéu Raso, com supervisão das Univs. de Coimbra e de Barcelona e o apoio da Biosfera I. O objectivo é compreender quais as características determinantes para a selecção dos locais de nidificação e de que forma a competição entre as diferentes espécies (cagarras, pedreiros, pedreirinhos, etc.) influencia a escolha do local do ninho. Este conhecimento será aplicado na construção de ninhos artificiais em diferentes colónias no arquipélago.
Visitas da equipa de monitorização do projecto
Ao longo dos últimos meses, as instituições responsáveis pela coordenação do projecto (DNA e BirdLife) têm efectuado diversas visitas ao terreno para seguimento da implementação das actividades. Além de permitirem um melhor conhecimento das equipas e dos trabalhos em curso, as visitas servem sobretudo para conhecer as dificuldades e a melhor forma de as ultrapassar, contribuindo para atingir plenamente os objectivos do projecto.

O Sal também tem aves marinhas!
Até 2017 pensava-se que a ilha do Sal seria pobre, tanto em número como em diversidade de aves marinhas, devido ao desaparecimento das grandes colónias que ali existiam há vários séculos. Recentemente, como resultado dos trabalhos efectuados pela Associação Projecto Biodiversidade e pela Univ. de Barcelona, foi identificada aquela que será provavelmente a maior colónia de rabo-de-junco da África Ocidental. A reprodução da cagarra-de-Cabo-Verde e do pedreiro foram também confirmadas na ilha. Mas a descoberta mais surpreendente foi a de uma pequena colónia de joão-preto, uma espécie que se reproduz em apenas outros dois locais no arquipélago.

 








Acções de formação nas comunidades piscatórias
A Biosfera I iniciou em Setembro o “mês das comunidades” durante o qual técnicos e voluntários vão dar formação gratuita sobre várias temáticas (línguas estrangeiras, gestão financeira e elaboração de projectos) em três comunidades piscatórias da ilha de S. Vicente. O objectivo é capacitar os residentes em diversos domínios das suas profissões, contribuindo também para que desenvolvam as suas actividades de uma forma sustentável.

Financiamento        



Coordenação




 

Parceiros institucionais      Parceiros associados        

 


 
Share
Tweet
Subscrever
Arquivo
Copyright © 2018 BirdLife International, All rights reserved.

Pode actualizar as suas preferências ou  cancelar a subscrição

Email Marketing Powered by Mailchimp