Copy

Notícias do Edu5 Novembro 2020

n.º 12
A “Notícias do Edu” é a newsletter do projecto de Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde. Tem como principal objectivo a divulgação das actividades do projecto pelos técnicos das instituições envolvidas e outros interessados, de modo a contribuir para a promoção da riqueza do património natural de Cabo Verde, em particular das suas aves marinhas.

Primeiro registo de nidificação de Phaethon lepturus em Cabo Verde!
Durante os trabalhos de monitorização das aves marinhas na Reserva Integral dos ilhéus Rombo, a equipa do Projecto Vitó identificou um ninho da espécie Phaethon lepturus, ocupado por um adulto e um ovo. Trata-se do primeiro registo de nidificação desta espécie em Cabo Verde!

Primeiro registo de nidificação de Phaethon lepturus em Cabo Verde!
Durante os trabalhos de monitorização das aves marinhas na Reserva Integral dos ilhéus Rombo, a equipa do Projecto Vitó identificou um ninho da espécie Phaethon lepturus, ocupado por um adulto e um ovo. Trata-se do primeiro registo de nidificação desta espécie em Cabo Verde!

Resultados preliminares da dieta das aves marinhas de Cabo Verde

Para analisar a dieta da comunidade de aves marinhas de Cabo Verde foram usadas técnicas moleculares, num estudo liderado pela Universidade de Coimbra. Resultados preliminares das amostras recolhidas em 2018 identificaram um total de 11 espécies de peixe de 6 diferentes famílias, e uma espécie de lula. Espécies de peixes pelágicos das famílias Exocoetidae (peixes voadores), Hemiramphidae (peixes meiaagulha), Pomacentridae (castanhetas) e Carangidae (Charros, Cavalas) foram as presas mais detetadas nas amostras dos Pelecaniformes (Sula leucogaster e Phaethon aethereus). Espécies de peixes bentopelágicas e demersais das famílias Tetraodontidae (peixes-balão), Mullidae (salmonetes), Neoscopelidae (Peixe-lanterna-escamudo) e Nomeidae (Peixes-guerra) foram as presas mais detetadas nas amostras de Procellariformes (Bulweria bulwerii, Calonectris edwardsii, Puffinus lherminierii boydi e Hydrobates jabejabe). Três das espécies detetadas são de alto valor comercial, nomeadamente o peixe-voador (Exocoetus volitans), a cavala (Decapterus macarellus) e o salmonete barbudo (Pseudupeneus prayensis).

Artigo científico sobre a distribuição e abundância de aves marinhas no Arquipélago é publicado
Foi recentemente publicado na revista Bird Conservation International, um dos primeiros produtos académicos do esforço conjunto de vários parceiros do projeto e também um dos capítulos da tese de doutoramento do Gilson Semedo. Trata-se de uma compilação e comparação da distribuição histórica e atual de todas as espécies de aves marinhas que se reproduzem no arquipélago de Cabo Verde, atualização da sua abundância relativa, investigação sobre as suas preferências de habitat e revisão das ameaças a que estão sujeitas.
Campanha SOS Edu
No âmbito da implementação da campanha SOS Edu, o Projecto Vitó tem realizado ações de sensibilização para a recolha de aves marinhas encontradas em terra e vítimas de queda. Nos últimos dois meses, uma cria de Phaethon aethereus e um adulto de Hydrobates jabejabe foram recuperados e libertados depois de terem sido anilhados. O Projecto Vitó e a Biosfera estão a trabalhar num plano nacional para o lançamento da campanha SOS Edu em todas as ilhas de Cabo Verde!
 

Financiamento        



Coordenação




 

                                             Parceiros                      

 

                                               
Share
Tweet
Subscrever
Arquivo
Copyright © 2020 BirdLife International, All rights reserved.

Pode actualizar as suas preferências ou  cancelar a subscrição

Email Marketing Powered by Mailchimp