Copy

Notícias do Edu   Nov. 2018

n.º 4
A “Notícias do Edu” é a newsletter do projecto de Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde. Tem como principal objectivo a divulgação das actividades do projecto pelos técnicos das instituições envolvidas e outros interessados, de modo a contribuir para a promoção da riqueza do património natural de Cabo Verde, em particular, das suas aves marinhas.

11.ª Campanha de vigilância do ilhéu Raso
A Biosfera I e os seus parceiros terminaram com sucesso mais uma campanha de protecção das aves marinhas no ilhéu Raso. Ao longo dos últimos 10 anos, esta ONG e um grande conjunto de parceiros conseguiram impedir a captura ilegal de dezenas de milhares de crias de aves marinhas, em particular das cagarras-de-Cabo-Verde, graças à vigilância permanente das colónias na fase final da reprodução. O envolvimento das comunidades locais e o apoio continuado de diversos financiadores têm sido essenciais para alcançar esta vitória.
Potencial ecoturístico da observação de aves marinhas
No sentido de avaliar o potencial ecoturístico das águas de Cabo Verde, têm sido realizadas no Sotavento (Projecto Vitó e Univ. de Barcelona) e no Barlavento (Biosfera I e SPEA) diversas saídas pelágicas para observação de aves marinhas. Até ao momento observaram-se todas as espécies de aves marinhas que se reproduzem em Cabo Verde. Esta actividade, que no Sotavento tem contado com o apoio logístico da Polícia Nacional de Cabo Verde, deverá continuar nos próximos meses.

Acção de formação sobre castração de gatos
No passado mês de Outubro, a Univ. de Barcelona, o Projecto Vitó e a Ordem dos Veterinários de Cabo Verde organizaram na ilha do Fogo um workshop sobre uma técnica inovadora de castração de gatos, sob a liderança de Pascual Calabuig (veterinário do Cabildo da Grã-Canária). O objectivo foi capacitar seis veterinários caboverdianos provenientes de várias ilhas do país na utilização desta técnica, de modo a contribuir para o controlo das populações dos gatos domésticos nas proximidades das colónias de aves marinhas, reduzindo assim o impacto destes sobre estas aves.
Os nossos técnicos: Gilson Montrond
Original de Chã das Caldeiras acompanhou desde cedo os esforços de conservação do gongon nesta localidade. Inspirado pelos resultados formou-se em biologia na UniCV e desde então tem trabalhado na conservação das aves marinhas. O Gilson Montrond é actualmente o técnico principal do Projecto Vitó e tem coordenado o trabalho de campo nos domínios da conservação e da investigação em várias ilhas e ilhéus com excelentes resultados. O Gilson é um dos melhores exemplos de como o envolvimento das comunidades pode contribuir para a preservação das aves marinhas, um dos principais objectivos do Projecto Vitó e dos seus parceiros.

Financiamento        



Coordenação




 

Parceiros institucionais      Parceiros associados        

 


 
Share
Tweet
Subscrever
Arquivo
Coordenação da edição: Miguel Lecoq (miguel.lecoq@birdlife.org)
Textos: Herculano Dinis, Miguel Lecoq e Teresa Militão
Formatação: Ngoné Diop
Copyright © 2018 BirdLife International, All rights reserved.

Pode actualizar as suas preferências ou  cancelar a subscrição

Email Marketing Powered by Mailchimp