Copy

Notícias do Edu14 Janeiro 2021

n.º 13
A “Notícias do Edu” é a newsletter do projecto de Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde. Tem como principal objectivo a divulgação das actividades do projecto pelos técnicos das instituições envolvidas e outros interessados, de modo a contribuir para a promoção da riqueza do património natural de Cabo Verde, em particular das suas aves marinhas.

Ninhos artificiais no ilhéu Branco
A SPEA e a Biosfera registaram uma aparente diminuição do número de ninhos de Pedreiro-azul (Pelagodroma marina eadesorum) no ilhéu Branco. Para melhor avaliar a evolução desta situação e poder monitorizar os casais que aqui se reproduzem foram instalados ninhos artificiais em zonas seguras, próximas de ninhos já existentes, aumentando assim a disponibilidade de locais de nidificação com boa qualidade. Esperemos que as aves gostem deles e os ocupem já no início de 2021!

Cabo Verde tem uma nova mestre!
A Andreia Borges Leal, bolseira do projeto, defendeu a sua tese de mestrado a 20 de Novembro de 2020 na Univ. de Barcelona. O estudo  sobre as estrategias migratórias e fenologia das aves marinhas de Cabo Verde, tinha como objetivo estudar e entender a fenologia, distribuição anual, sobreposição espaço-temporal e a estratégia migratória das 8 espécies de aves marinhas que se reproduzem em Cabo Verde. O estudo permitiu identificar potenciais áreas marinhas utilizadas por estas espécies, proporcionando informação  importante para o futuro desenvolvimento de medidas de conservação e proteção no arquipélago de CaboVerde e arredores. Aproveitamos para felicitar a nova mestre e equipa de orientadores.

Campanha SOS Edu
A Campanha SOS Edu foi lançada em 2018, com o propósito de dar assistência às aves encontradas perdidas ou feridas na ilha de São Vicente. Durante o ano de 2020 foram resgatadas cerca de 29 aves. Com o intuito de chamar a atenção da população sobre a
necessidade da conservação das aves marinhas, a Biosfera I e o Projecto Vitó uniram esforços para lançar a Campanha SOS Edu a nível nacional. Assim, vários materiais para a divulgação da campanha já foram produzidos.
Workshop de capacitação técnica para a conservação de aves marinhas
A Universidade de Barcelona, em parceria com o Projecto Vitó, realizou um Workshop de capacitação dos técnicos (Equipa de Sotavento) que trabalham com a conservação de aves marinhas em Cabo Verde. O objetivo foi de reforçar o conhecimento dos técnicos e promover a troca de experiência. Assim, durante 11 dias, os técnicos estiveram reunidos para a sessão teórica, que ocorreu na ilha do Fogo, e para a sessão prática, que ocorreu na mesma ilha e no ilhéu de Cima.
Coordenaçao

Financiamento


Parceiros 

            

         

      
twitter
Facebook
Subscrever
Arquivo
Copyright  © 2020 BirdLife International, All rights reserved.


Pode actualizar as suas preferências ou  cancelar a subscrição

Email Marketing Powered by Mailchimp