Copy

Notícias do Edu  5 Agosto 2020

n.º 11
A “Notícias do Edu” é a newsletter do projecto de Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde. Tem como principal objectivo a divulgação das actividades do projecto pelos técnicos das instituições envolvidas e outros interessados, de modo a contribuir para a promoção da riqueza do património natural de Cabo Verde, em particular das suas aves marinhas.

Rastreamento das aves marinhas de Cabo Verde
As aves marinhas que reproduzem em Cabo Verde, alimentam-se principalmente na Zona Económica Exclusiva (ZEE) do país. A exceção são as cagarras (Calonectris edwardsii) que fazem um uso extensivo da ZEE do Senegal. Esta recolha massiva de dados é o resultado do trabalho coordenado pela Universidade de Barcelona desde 2007 e poderá contribuir para o desenvolvimento de AMPs e ordenamento do espaço marinho. O esforço de rastreamento dos últimos 3 anos, em colaboração com duas ONGs locais, o Projecto Vitó e o Projeto Biodiversidade, faz parte do projeto de conservação das aves marinhas de Cabo Verde financiado pela Fundação MAVA.

Conhecer…. o Pedreiro-azul

O Pedreiro-azul (Pelagodroma marina) é uma espécie amplamente distribuída nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Em Cabo Verde nidifica nos ilhéus Rombos, Branco, Pássaros e Laje Branca. As equipas da Biosfera I e da SPEA têm monitorizado a população do ilhéu Branco e alguns aparelhos de gravação áudio autónomos (ARUs) foram colocados para estudar a fenologia e estimar a população. Os ARUs podem ser programados para gravar em horários específicos e por longos períodos de tempo. As equipas planeiam realizar uma avaliação para a construção de ninhos artificiais, tendo em conta que os ninhos do Pedreiro-azul são construídos na areia e muitas vezes destruídos pelas tartarugas marinhas quando estas tentam desovar.

Monitorização de gongon na ilha do Fogo
A temporada de 2020 foi uma das melhores no que tange ao monitoramento da reprodução do gongon (Pterodroma feae). Este ano, na ilha do Fogo, foram identificados 82 ninhos, dos quais 43 estavam ativos. Este é o maior registro de ninhos ativos numa temporada em Cabo Verde! Os ninhos foram monitorizados pelos técnicos do Projecto Vitó e o anilhamento das crias foi de 100%.
Poluição por plásticos
A equipa da BIOS.CV realizou uma viagem ao ilhéu dos Pássaros para monitorar os ninhos de Pedreiro-azul (Pelagodroma marina) e aproveitou a oportunidade para recolher o lixo marinho presente no ilhéu.
A poluição por plásticos se tornou uma das mais prementes questões ambientais. Milhões de animais são mortos por plásticos todos os anos e isso também afeta a nossa saúde. É hora de agir!!!

Financiamento        



Coordenação




 

                                             Parceiros                      

 

                                               
Share
Tweet
Subscrever
Arquivo
Copyright © 2020 BirdLife International, All rights reserved.

Pode actualizar as suas preferências ou  cancelar a subscrição

Email Marketing Powered by Mailchimp