Copy

Notícias do Edu  30 Agosto 2021

n.º 15
A “Notícias do Edu” é a newsletter do projecto de Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde. Tem como principal objectivo a divulgação das actividades do projecto pelos técnicos das instituições envolvidas e outros interessados, de modo a contribuir para a promoção da riqueza do património natural de Cabo Verde, em particular das suas aves marinhas.

Sensibilização das autoridades presentes na ilha da Boa Vista

A Direção Nacional do Ambiente, em parceria com a BIOS.CV, organizou um ateliê dirigido às autoridades e algumas ONGs presentes na ilha da Boa Vista. As principais questões abordadas centraram-se, por um lado, nos trabalhos de conservação sobre as aves marinhas desenvolvidos na ilha e, por outro, na divulgação da legislação existente relacionada com a conservação da fauna e flora cabo-verdiana. Ademais, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a colónia de rabo-de-junco sito em Ponta Rincão.

 

Participação na expedição científica iMirabilis2
A Associação Projecto Vitó participou na expedição científica iMirabilis2 - Leg 0, entre a cidade de Vigo e as ilhas Canárias. Os técnicos fizeram parte da equipa de Seabird Ecologists a bordo da Embarcação Sarmiento de Gamboa, cujo principal objectivo foi de fazer o levantamento e censo das aves marinhas, utilizando a metodologia de Distance Sampling. A expedição faz parte do programa multidisciplinar iAtlantic que visa estudar e avaliar a saúde dos ecossistemas de águas profundas em toda a extensão do Oceano Atlântico.

Comité de pilotagem do projeto

Realizou-se na ilha do Fogo o comité de pilotagem do projeto de conservação de aves marinhas de Cabo Verde. Os principais objetivos desta reunião de planeamento e coordenação foram a discussão de diversos aspetos relacionados com a implementação do projeto e do OAP3. No âmbito da sustentabilidade da parceria, houve ainda uma discussão sobre a criação da Rede Nacional de Conservação das Aves Marinhas. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o ilhéu de Cima, uma importante colónia de aves marinhas no arquipélago de Cabo Verde.
Estreia do concurso “Vencedor Pela Natureza”

Trata-se de um concurso televisivo que pretende motivar o público a adotar um papel ativo na defesa dos ecossistemas marinhos e costeiros de Cabo Verde e contribuir para uma reflexão sobre as políticas ambientais no país. Este programa de entretenimento, idealizado pela Biosfera, teve a sua estreia na Televisão de Cabo Verde (TCV) no passado dia 1 de agosto. “Vencedor Pela Natureza” tem ainda como propósito estimular nos mais jovens, ideais de sustentabilidade que garantam a continuidade das nossas espécies endémicas e protegidas por lei às próximas gerações. Ao longo de cada episódio, os concorrentes, para se habilitarem a ganhar os prémios do concurso, serão postos à prova, na qual terão que responder a várias perguntas relacionadas com as seguintes temáticas: Áreas Marinhas Protegidas; Aves Marinhas; Cidadania e Ambiente; Peixes de Cabo Verde; e Répteis de Cabo Verde.
Assista os episódios em: https://www.youtube.com/channel/UCUty2TkNEAp5418bW0umRSA

Coordenaçao

Financiamento


Parceiros 

            

         

      
twitter
Facebook
Subscrever
Arquivo
Copyright  © 2020 BirdLife International, All rights reserved.


Pode actualizar as suas preferências ou  cancelar a subscrição

Email Marketing Powered by Mailchimp