Copy
View this email in your browser

Colaboração para fortalecer a Educação

No primeiro semestre de 2022 as equipes de Secretaria de Educação dos 16 municípios que compõem o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul da Bahia iniciaram uma formação com foco no acompanhamento das aprendizagens dos estudantes na alfabetização. A ação é parte do Programa Melhoria da Educação, realizado pelo Itaú Social em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC e o CDS Litoral Sul e irá oferecer 296 horas de formação para profissionais da Educação.
Educadores do CDS LS em momento de formação
Tendo a colaboração como eixo principal, o Programa visa que os municípios possam se estruturar e se reconhecer como território e atuar em uma concepção de gestão compartilhada da educação, de modo que as questões recorrentes em toda a região possam ser identificadas e a tomada de decisões possa ser coletiva. Antônio de Anízio, prefeito de Itacaré (BA) e presidente do CDS LS destaca no vídeo abaixo o trabalho da Câmara Técnica de Educação por meio do Programa Melhoria da Educação.
Assista
Para fortalecer a área da educação dentro do Consórcio, Lucinha Magalhães, coordenadora e formadora do projeto, destaca que “a ideia é contribuir pra estruturar e viabilizar a formação continuada de duplas gestoras escolares nas redes municipais nesses 16 municípios e também no território”.
Municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul da Bahia
O Programa tem sido elogiado por participantes, que destacam sua importância e efetividade:
Quer acompanhar destaques das ações de Melhoria da Educação no CDS Litoral Sul? Clique no botão abaixo ou acesse bit.ly/boletimeducacaocds e cadastre-se para receber a próxima edição deste boletim em seu e-mail.
Quero receber o Boletim Melhoria da Educação

Para saber mais: colaboração e oportunidades

O professor e cientista político Fernando Abrucio destacou a importância da colaboração em evento sobre a distribuição oportunidades educacionais no Brasil. Confira no vídeo abaixo ou pelo link bit.ly/colaboracaoeoportunidades

Como funciona a formação em rede colaborativa?

As ações realizadas no Programa Melhoria da Educação no CDS Litoral Sul têm como fundamento a Rede de Formação Colaborativa. Trata-se de uma rede que parte dos estudantes, passa pelos professores, gestores escolares, técnicos formadores das secretarias municipais de educação e que incidem no processo de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes, em um movimento circular que se retroalimenta. Roberta Panico, diretora executiva da Comunidade Educativa CEDAC, aponta que isso deve gerar políticas públicas educacionais que tenham como foco a aprendizagem dos alunos e de novo incidam na formação dos técnicos formadores municipais, dos gestores escolares e dos professores para que isso impacte positivamente na aprendizagem dos estudantes.
Este princípio se baseia no conceito de Cadeia Colaborativa de Formação, criado pela educadora Beatriz Gouveia para desenvolvimento de trabalho em perspectiva sistêmica no arranjo dos municípios do Instituto Chapada. “As Cadeias Formativas nos inspiraram na construção dessa Rede de Formação Colaborativa que envolve todos os profissionais que fazem a educação dos municípios e também do território”, reitera Lucinha Magalhães.
Entre as ações já realizadas pelo Programa, no dia 01 de junho aconteceu um webinário com o tema "Alfabetização: intensificar e fortalecer aprendizagens", com as coordenadoras e formadoras Lucinha Magalhães e Priscila de Giovani, e as diretoras da Comunidade Educativa CEDAC, Patrícia Diaz e Tereza Perez. O evento on-line contou com a presença de mais de 900 educadores das redes municipais que compõem o CDS Litoral Sul.

Nos comentários, Denys Dantas concordou com análise apresentada por Tereza em relação às políticas de alfabetização. "As fragilidades estão expostas, é preciso um trabalho mais sério, que possa garantir sustentabilidade e eficiência", destacou.

Adileia Campos, de Ibicaraí, comentou que "um bom planejamento faz toda diferença para o sucesso das ações de reforço" e disse que as escolas do município têm trocando muitas experiências, o que foi reforçado por Maria Socorro Gilberto Amado, que falou sobre o esforço do município para "planejar ações que promovam o desafio da melhoria da leitura, da escrita e das exatas".

Acompanhamento de Aprendizagens no CDS Litoral Sul

Kadja de Matos Freitas, gestora escolar da Escola Municipal Rotary (Itajuípe/BA), fala sobre a importância do planejamento escolar para nortear o funcionamento da escola durante todo o ano letivo e conta a experiência de sua escola no retorno após fechamento durante a pandemia.
Assista
Jaile e Veronica, técnicas da Secretaria Municipal de Educação de Coaraci (BA), falam sobre ações de formação em rede a partir da participação no Programa Melhoria da Educação, envolvendo gestores escolares para o trabalho com recomposição de aprendizagens.
Assista
O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul da Bahia é composto pelos municípios Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Maraú, Ubaitaba e Uruçuca. Saiba mais em https://www.cdslitoralsul.ba.gov.br/
Copyright © 2022 Comunidade Educativa CEDAC, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp