Copy
Clique aqui para visualizar em seu navegador.
UTCAL News - Edição 35

UTCAL Summit 2022 está confirmado,
de forma presencial, em março

Entre 29 de março e 1º de abril, a UTCAL realiza seu Summit 2022, que ocorre no Windsor Barra Hotel (Rio de Janeiro). O evento é voltado especialmente para profissionais de TIC em empresas de missão crítica na América Latina e apresentará novas tendências tecnológicas na área. Para fazer a inscrição  basta acessar o site.

Prêmio ALTA:  inscrições abertas

Durante o UTCAL Summmit 2022 será realizado o Prêmio ALTA, que reconhecerá a empresa que fez o melhor uso da tecnologia em 2021. Para participar é necessário descrever um caso e explicar os problemas e as solução encontradas, além dos resultados obtidos. A empresa vencedora poderá indicar um representante para participar da Conferência UTC USA 2022, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de maio, na cidade de Oklahoma City, Estados Unidos - esta participação será custeada pela UTCAL como parte da premiação. O Prêmio Alta conta com o patrocínio Itron. As inscrições de projetos ocorrem até 28 de fevereiro e devem ser encaminhadas ao e-mail 

Melhor apresentação técnica
também será reconhecida

Durante o Summit 2022, a UTCA Latina também oferecerá o Prêmio Destaque à melhor apresentação técnica do evento. O vencedor, que será escolhido entre todos os membros efetivos da associação, receberá um troféu durante a cerimônia de encerramento. O Prêmio Destaque, com patrocínio NTT/AWS, foi criado para reconhecer os profissionais da indústria de utilities.

White paper trata de segurança cibernética

O GT Melhores Práticas elaborou o white paper “Quadro Legal e Regulatório do Setor Elétrico Brasileiro e Internacional Relacionado à Segurança Cibernética” com a missão de promover e disseminar a inovação em Telecom e Tecnologia Operacional, além de atuar na evolução das políticas públicas e na regulamentação.

Com a finalidade de ampliar o espaço de debate na UTCAL sobre Segurança Cibernética do setor elétrico e para contribuir com a implantação das demandas regulatórias emergentes, o relatório entregou como resultados um conjunto de padrões e melhores práticas de uso internacional específicos para o setor elétrico e um cenário legal do setor elétrico brasileiro relacionado a Segurança Cibernética com as referências para consulta e aprofundamento.

A metodologia utilizada pelo GT Melhores Práticas utilizou a compilação do resultado de diversas pesquisas realizadas sobre os universos de normas e melhores práticas mais utilizadas internacionalmente; as experiências de agentes que estão realizando o trabalho de construção de suas políticas e dos requisitos regulatórios recentes nas suas empresas; e a apresentação dos participantes ao longo do projeto. 

Cadastre-se e receba o relatório na íntegra aqui.

Reunião GT Anatel Utilities

No dia 13 de janeiro, convocada pelo regulador,foi realizada mais uma reunião do GT Anatel Utilities em que foram debatidos alguns assuntos atuais e que preocupam as empresas elétricas. Inicialmente a Anatel apresentou uma atualização sobre o andamento da nova destinação da faixa de 410MHz, informando que o assunto está em apreciação pelo Conselho Diretor e deve ser pautado para discussão ainda no trimestre atual. De qualquer modo, mesmo que destinada para o SLP, essa faixa só deverá estar disponível para solicitação em 2023. 

Sobre as faixas de 450 e 900 MHz, a UTCAL apresentou alguns dados para reforçar a contribuição apresentada sob a CP052, na qual defendemos que parte da faixa de 450MHz seja destinada  ao SLP uma vez que as exigências colocadas para essa faixa, pela Anatel, quando do leilão do 4G, não foram atendidas pelas empresas vencedoras da licitação no leilão. 

Sobre a faixa de 900MHz, muito crítica para o setor, entendemos que a Anatel deva realizar um estudo de impacto técnico e econômico antes de definir a liberação da banda 905 a 907,5 e 950 a 952,5 para o SMP e outros serviços. A UTCAL também apresentou o andamento de suas atividades junto à Citel e UIT no ano de 2021 e concluiu convidando o regulador para participar do UTCAL Summit 2022 a ser realizado entre os dias 29 de março e 1º de abril no Rio de Janeiro. A próxima reunião  GT Anatel Utilities está prevista para o dia 1º de abril, após o encerramento do Summit 2022.

Em ofício, UTCAL pede providências
à Aneel sobre CP 073/2021

Em correspondência encaminhada à ANEEL, a UTCAL conseguiu o adiamento da data limite de contribuições da CP 073/2021 para uma data igual ao limite das contribuições da CP da Anatel, que ainda será admitida, sobre o mesmo tema. 

A CP 073/2021 trata do Regulamento de Compartilhamento de Postes entre Distribuidoras de Energia Elétrica e Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e possuía a, data limite de 02 de fevereiro de 2022 e agora passou para 04 de março de 2022, recebendo comentários apenas pela ANEEL. 

A ideia é que é que seja respeitada a Resolução Conjunta 001/1999, que determina que a ANEEL e ANATEL realizem consultas públicas sobre este tema nas mesmas datas, além de fazer com que os regulados pela ANATEL contribuam para ANATEL e os regulados pela ANEEL contribuam para a ANEEL.

Conteúdo e Redação: LGA Comunicação
Editoração e Layout: Grupo Brasil Design, Produções e Eventos

Copyright © UTC América Latina, direitos reservados.

Proibida a reprodução sem citar a fonte.

Clique aqui para sair de nosso cadastro.