Copy
View this email in your browser

UFSM terá redução de serviços prestados devido ao corte orçamentário

A reitoria da UFSM comunicou nesta sexta-feira (6) uma série de medidas de redução nos serviços prestados pela UFSM. Caso não haja mudanças no cenário atual, ao longo dos próximos 15 dias, as medidas de racionalização entram em vigor ainda no mês de setembro.

Um dos principais impactos será o corte de 50% do número de bolsas atuais, incluindo bolsas de trabalho e de apoio administrativo, além da suspensão de novas concessões. Outro impacto será a necessidade da redução do consumo de energia elétrica, através da restrição de utilização de ar condicionado em todos os setores, exceto naqueles cujos usos é obrigatório, como laboratórios ou biotérios. Para isso, serão definidos horários e locais em que o aparelho pode ser ligado. Haverá, também, a suspensão do ônibus intracampus, linha interna da UFSM que fazia a rota entre os prédios do campus.
Saiba mais
 

Novo corte em bolsas Capes impacta a UFSM

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) anunciou na última segunda-feira (2), o congelamento de 5.613 bolsas em todo o país, devido ao corte orçamentário feito pelo Ministério da Educação. Na UFSM, foram congeladas 71 das atuais 1.283 bolsas Capes da UFSM, sendo 52 de mestrado, 15 de doutorado e 4 de pós-doutorado, mas há a expectativa de que a redução continue
Saiba mais.
Burmann se reúne com Comandante da Polícia

Na manhã do dia 3 de setembro, o reitor Paulo Burmann recebeu no gabinete o Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central, Coronel Jose Nilo Correa Alves, para estreitamento de laços entre as duas instituições.
UFSM homenageia servidores aposentados

Na tarde do dia 4, foi realizada a cerimônia em homenagem aos servidores aposentados no ano de 2018. O evento foi conduzido pelo Vice-reitor, Luciano Schuch e pela Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marcia Lorentz. Os servidores receberam um certificado de agradecimento e uma lembrança pelos anos de dedicação à instituição.
Saiba mais.
Vice-reitor se reúne com diretora do Instituto Confucio 

Nesta sexta-feira (6), o vice-reitor Luciano Schuch recebeu a visita da Diretora Chinesa do Instituto Confucio, Ana Qiao. Na ocasião também estavam presentes o professor Érico Marlon de Moraes Flores e a professora Paola de Azevedo Mello. A visita faz parte do projeto de internacionalização da UFSM.
Seminário Brasil-China ocorre na UFSM 

Na tarde do dia 6, ocorreu na Sala dos Conselhos o Seminário para prospecção de projetos de interação Brasil-China. O seminário teve como objetivo apresentar as áreas de atuação dos pesquisadores da UFSM às instituições Chinesas. Entre os temas tratados no evento estavam: Geoparques, Medicina Tradicional Chinesa, Biomedicina, Computação, Inteligência Artificial e Big Data.
UFSM entre as 15 universidades públicas que mais produzem ciência no Brasil

A Universidade Federal de Santa Maria está entre as 15 universidades públicas que produzem 60% da ciência brasileira, de acordo com o relatório divulgado nesta semana pela empresa Clarivate Analytics. O relatório mostra que o Brasil se encontra na décima terceira posição entre os 21 países que mais produzem ciência. A UFSM se destaca principalmente nas pesquisas feitas na área das Ciências Agrícolas.
Saiba mais.
AGENDA

10/09
 | 13h30 | Seminário de Recepção de Novos Servidores
10/09 | 19h30 | Abertura da Cerimônia Empreenda Santander 2019 | São Paulo
13/09 | 14h30 | Lançamento do INOVA-RS
13/09 | 18h00 | Formatura do curso de Pedagogia | Avenida Têniis Clube
Facebook
Site
Email

Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
55 3220.8700
Assessora: Aline Dalmolin
Jornalista: Mariana Henriques
Relações Públicas: Solange Prediger e Tânia Weber






This email was sent to ascomgabinete@ufsm.br
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Gabinete do Reitor UFSM · Cidade Universitaria Prof. José Mariano da Rocha Filho · Santa Maria, RS 97105-900 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp