Copy
View this email in your browser

Estudante do IFRS é Jovem Cientista 2018

 

Professora Flávia com a estudante Juliana

A estudante do Campus Osório do IFRS Juliana Davoglio Estradioto observou a realidade da região onde mora e buscou na pesquisa uma solução para reduzir o desperdício e beneficiar o meio ambiente. Utilizando a casca do maracujá, que representa 70% do total do fruto e normalmente é descartada, a estudante fez um protótipo de plástico biodegradável para armazenar mudas de plantas.
A criatividade e a dedicação renderam ótimos frutos: nesta semana, Juliana foi anunciada como a vencedora do Prêmio Jovem Cientista do CNPq na categoria Estudante do Ensino Médio.
A notícia foi divulgada nos principais veículos de comunicação do Brasil, levando o nome do IFRS e anunciando a qualidade do ensino e das pesquisas da rede federal. O trabalho foi orientado pela professora Flávia Santos Twardowski Pinto. Saiba mais 

 

 

Pesquisas premiadas na Mostratec

O IFRS conquistou quatro premiações na 33ª Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, com pesquisas do Campus Osório.
Entre os prêmios está o 1º lugar em Gerenciamento do Meio Ambiente e o Destaque Mostratec 2018, também conquistado pela estudante - e Jovem Cientista 2018 - Juliana Estradioto, com o trabalho "Biossíntese de polímero utilizando o resíduo agroindustrial da noz macadâmia". Como prêmio, ela representará o Brasil no Seminário Internacional de Ciências Juvenis de Estocolmo, na Suécia, quando conhecerá os laureados com o Prêmio Nobel.


Leia mais 

Em nota, IFRS defende a igualdade e a liberdade na instituição

 


Nesta quinta-feira, 1º de novembro, a Reitoria do IFRS lançou nota em defesa da liberdade acadêmica, de expressão e da pluralidade de ideias e pontos de vista na instituição. Confira 
 
Questionário sobre integridade

A Controladoria Geral da União (CGU) está divulgando um questionário voltado para os servidores públicos com objetivo de acompanhar a implementação e a execução de programas de integridade. O material está disponível neste link.

Giro nos Campi

Especialização - Foram prorrogadas, até o dia 12 de novembro de 2018, as inscrições para o curso de Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – EJA, na modalidade a distância. O polo do Campus Restinga do IFRS conta com 50 vagas. Leia

Blogs na Educação - O IFRS lançou novo curso de extensão EaD gratuito, intitulado Possibilidades Pedagógicas dos Blogs na Educação, voltado a quem atua na educação básica ou cursa alguma licenciatura. Confira

Parfor - O Campus Bento Gonçalves seleciona dois professores para atuarem no curso de Pedagogia pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor. Inscrições até 4 de novembro. Acesse

Professores substitutos
O Campus Bento Gonçalves oferece quatro vagas em seleção para professores substitutos, uma para cada área: Administração, História, Pedagogia e Zootecnia. Inscrições até 13 de novembro (acesse). 
O Campus Canoas seleciona professor substituto de Informática, Engenharia de Software e Programação. Inscrições de 5 a 20 de novembro (acesse).
O Campus Erechim recebe, até 14 de novembro, inscrições do processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto de Engenharia de Segurança do Trabalho, com uma vaga (acesse).
O Campus Porto Alegre seleciona professor substituto na área de Informática/ Programação e Análise. Inscrições até 12 de novembro (acesse).
O Campus Sertão oferece vagas para professor substituto em seis áreas. As inscrições para o processo seletivo vão até 12 de novembro (acesse).
O Campus Veranópolis oferece uma vaga na área de Informática: Programação/ Programação Web. Inscrições até 9 de novembro (acesse).
Facebook
Instagram
Twitter
Website
Email