Copy
View this email in your browser

NEWSLETTER ABRIL 2021

Siga a FCMP através:

F A C E B O O K F A C E B O O K
T W I T T E R T W I T T E R
Y O U T U B E Y O U T U B E

EDITORIAL


AINDA EM ALERTA VAMOS FAZENDO O NOSSO TRABALHO

Como é do conhecimento de todos, continuamos condicionados para cuidarmos da nossa saúde e da dos que nos rodeiam.

As regras definidas pela DGS são para cumprir, com todo o rigor e sem qualquer relaxamento, tendo em vista a imunidade de grupo, lá para setembro.

Vai ser ainda um ano atípico em tempo de férias, mas estamos certos, o pior já lá vai.

Mas não é tempo de esmorecimentos. A vida não pára, e pouco a pouco vamos caminhando para a normalidade possível, dentro de todos os condicionamentos a que nos submetemos.

No penúltimo fim de semana, por videoconferência, realizou-se a nossa Assembleia Geral, com a prestação de contas, dum exercício económico que foi danoso, mas não pôs em causa os principais deveres da Direção. Gerir com parcimónia e garantir a estabilidade às famílias dos nossos profissionais.

E no passado fim de semana, com o apoio da nossa congénere FEDME, retomamos a formação presencial de treinadores de escalada de competição, que foi um êxito.

Hoje mesmo, entra em funcionamento o portal de gestão das Áreas de Serviço para Autocaravanas, enquanto se aguarda a inauguração de mais umas dezenas, ainda em construção.

Do mesmo modo, fazemos um apelo a todos os Parques de Campismo, para que acolham com simpatia e amizade, todos os companheiros autocaravanistas que nos procuram.

Também a seleção de Skyrunning está de partida para mais uma prova internacional, algures nos Pirenéus, a quem desejamos boa viagem, muitos êxitos desportivos, livres de acidentes.

É também tempo de desenrolar laterais e desfrutar do bom ambiente que o campismo nos oferece. Ou então, alugar um bungalow e desfrutar.

Pese embora os esforços que temos feito no sentido de abrir as estruturas artificiais de escalada, não conseguimos ainda obter as necessárias autorizações para o efeito.

Finalmente, damos nota que o processo eleitoral está em marcha, tendo já sido publicado um primeiro comunicado da Comissão Eleitoral, sobre o assunto.

Informamos ainda que os serviços da FCMP estão a trabalhar, em todas as suas funcionalidades, muito pela entrega dos nossos profissionais às suas tarefas do dia a dia.

Com as recomendações habituais, protejam-se, mas desfrutem!
 
 João Queiroz (Presidente da FCMP)
 
Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal recomenda a redução de comportamentos sedentários e a manutenção de níveis de atividade física compatível com a promoção da saúde física e mental.
No âmbito das campanhas sob os  lemas #Beactive , #SerAtivoemCasa e #FiqueemCasaSaudavel 
apresentamos 
alguns vídeos de treinos e sugestões dos representantes das modalidades de #Escalada e #Skyrunning.
SUBSCREVER CANAL FCMP (YOUTUBE)

Regras do Jogo do Ciberespaço com Phineas e Ferb 2

O Disney Channel e o Centro Internet Segura sensibilizam crianças e jovens a evitar comportamentos que comprometam a sua segurança online.
 

FCMP

 

Candidaturas a Atividades Desportivas
e de Formação

 

A FCMP, face à necessidade de estabelecer regras gerais de modo que as filiadas ou outras entidades podem apresentar Candidaturas a atividades desportivas ou de formação - de forma fácil, rápida e eficaz - criado um processo online para o efeito.

As Filiadas e Entidades exigidas devem preencher o formulário online por cada candidatura / atividade.

Após o preenchimento da candidatura receberá um e-mail contendo os detalhes de pagamento e respetivo código de candidatura para acesso ao processo futuramente.

Com o respetivo pagamento efetuado (caso exista valor a pagar), a candidatura será então formalmente analisada e posteriormente receberá informação sobre o estado da mesma não prazo de 15 dias úteis.

Desporto Escolar

 

Campismo

 

É com grande prazer e satisfação que anexamos o link para o Site Oficial do 90º Rally FICC 2021 que se realizará, salvo caso de força maior, (nova data de 3 a 12 de setembro)  em A Guarda, Galiza, Espanha. O link é: www.rallyficc2021.com contém todas as informações atualizadas sobre o 90º Rally da FICC , incluindo os formulários de reserva, que podem ser baixados diretamente, e que foram preparados pela Equipe de Coordenação da Federación Española de Clubes Campistas , criada para o propósito do 90º Rally FICC .

Informamos também que o endereço de correspondência para fins de Rally deve ser usado para resolver quaisquer dúvidas ou formalizar reservas:
 
info@rallyficc2021.com
FEDERACIÓN ESPAÑOLA DE CLUBES CAMPISTAS

Escalada

 

Torre de Escalada
Centro Desportivo Nacional
do Jamor - Lisboa

Localização
Torre de Escalada
Parque de Escalada Vale
do Silêncio - 
Lisboa
Localização
Torre de Escalada
da Mata de São Domingos de Benfica - Lisboa
Localização
Torre de Escalada
do Parque da Pedra
Monsanto - Lisboa
Localização
Rocódromo do Areeiro
Localização

Pedestrianismo

" Vá caminhar em segurança e conheça o melhor de Portugal, andando a pé! "
 
Escolha sempre percursos pedestres homologados, siga as Recomendações da  FCMP - Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal , da  Direção-Geral da Saúde  e das Entidades Promotoras.
SIMBOLOGIA DOS PERCURSOS PEDESTRES HOMOLOGADOS
 
A sinalética usada no território português para balizar percursos pedestres da Grande ou Pequena Rota, são as indicadas abaixo, não são marcas internacionais mas sim internacionalmente reconhecidas e aceites. O que existe são semelhanças entre as marcas utilizadas pelos países da Europa do sul, como é o caso da Espanha, França entre outros.
Grande Rota (GR) ®

Grandes Rotas - mais de 30 quilómetros

 
O registo e a atribuição da numeração das grandes rotas são feitos a nível nacional, constituindo estas o Plano Nacional de Percursos Pedestres.

Quando estes percursos são transeuropeus (que se iniciam ou terminam em Portugal decorrendo por mais de três países) a numeração é complementada com a letra E (Europa) e com a respectiva numeração europeia.
Pequena Rota (PR) ®
 
Pequenas Rotas - até 30 quilómetros
São registadas por concelhos, sendo-lhes atribuída uma numeração que se inicia no número 1, constituindo redes concelhias.

Se um percurso decorre no espaço de divisão territorial de dois concelhos, é-lhe atribuído a numeração referente ao concelho com mais território abrangido.

A numeração deve ser complementada com as letras designativas do concelho. Assim PR3 - ARC é o percurso pedestre de pequena rota, número três do concelho de Arouca. Portanto, não se admire de ver muitos “PR3”, “PR2” e “PR1”, pois podem existir tantos quantos os concelhos de Portugal

E-Paths
 
E-Paths são os percursos pedestres europeus de longa distância que ligam os países do Cabo Norte a Creta e do Oceano Atlântico aos Cárpatos e ao Mar Negro.
Existem 12 E-Paths, com o nome de E1 a E12. Esses E-Paths são marcados e mantidos pelos membros da European Ramblers Association (ERA).

Os E-Paths funcionam em percursos nacionais ou regionais existentes com a sua própria marcação. No entanto, foi acordado identificá-los também com uma marcação uniforme: um escudo azul com as estrelas amarelas da Europa, no meio das quais está a letra E e o número correspondente do caminho E.

Skyrunning

 

 

O Centro de Formação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) é a entidade técnico-pedagógica responsável pelo desenvolvimento e pela implementação de ações de formação para Praticantes, Colaboradores, Treinadores, Árbitros, Juízes e demais Técnicos, sendo constituído pela Escola Nacional de Montanhismo (ENM) e pela Escola Nacional de Campismo (ENC) . Mais Informações.
 
Edições FCMP
Edições Recomendadas
Como adquirir

Os pedidos devem ser dirigidos para o e-mail  geral@fcmportugal.com  ou para uma Sede da Federação, sendo possível adquiri-los no Portal do Praticante    
Av. Coronel Eduardo Galhardo, 24 D 1199-007 LISBOA
Para mais informações: Tel. 218126890 Fax. 218126918
Portal do Praticante

Associativismo

 


Os atletas de Top Performance estão presos com a incerteza.
 
No passado dia 26 de fevereiro, a FCMP esteve presente no Webinar da série The Olympic Performance. A Psicóloga da Direção de Medicina Desportiva do COP, Ana Ramires dirigiu uma palestra sobre a “Gestão da incerteza em contexto de COVID: como potenciar a performance rumo a Tóquio em 2021”.

Foram abordadas diversas temáticas em torno da incerteza gerada pela situação pandémica atual, que afeta diretamente o estado psicológico dos atletas. É importante referir a falta de controlo, a quebra na rotina de treino e preparação para o mesmo e, por último, a perceção de segurança e capacidade de controlo emocional.

Para muitos atletas, a implicação das condições de treino geradas pelo confinamento resulta na falta de motivação. Pode também influenciar a perceção de identidade quando sujeitos a este tipo de stress. Uma perceção mais rígida facilmente traduz-se em processos de ruminação e catastrofização.

Adicionalmente, a competição continua a perturbar estes atletas devido à dificuldade das federações realizarem provas. Dúvidas surgem relativamente à concretização dos Jogos Olímpicos. Serão ou não capazes de superar estas dificuldades?

Os atletas com tendência para um tipo de pensamento apreensivo têm uma maior dificuldade de adaptação a tempos de incerteza.

No que diz respeito ao setor financeiro, a grande maioria dos desportistas de Alto Rendimento não sofreu alterações no ordenado. Não obstante, as meetings e eventos representam uma importante porção do seu income. O cancelamento e adiamento destes eventos reflete, uma vez mais, a temível incerteza.

A resposta natural à incerteza incita processos mentais de culpa, de ansiedade e de ativação de stress. Com a generalização dos períodos de insegurança atuais – o medo da quarentena e/ou de sequelas da doença – é evidente um aumento dos níveis de ansiedade.

Os atletas procuram o apoio dos treinadores, do clube, da federação, entre outros, para solucionar estes conflitos. No entanto, os “pilares de segurança” também poderão experienciar momentos árduos.

Ana Ramires evidencia a importância de se trabalhar nos recursos pessoais. Para uma melhor performance torna-se indispensável organizar as capacidades de resiliência e de controlo. A psicóloga do COP explica a magnitude do autocontrolo pessoal e da aceitação da incapacidade de controlar fatores extrínsecos, sejam estes outras pessoas ou acontecimentos.

Ainda presos com a incerteza, de que forma podem estes atletas tirar o maior proveito da situação?

A sua natureza competitiva “pode e deve” ser adaptada em contexto de treino. O foco é transferido do vício de superar barreiras, para a continuidade de evolução.

 


APrémios Lusofonos - IPDJ (Premiado Ouro)

São diferentes histórias que refletem situações reais, para as quais existem desafios, mas também oportunidades.

Baseado na identidade do Instituto e fundamentado na sua missão e nos  valores que promove, como a igualdade, a cidadania participativa, a responsabilidade social, a solidariedade, a liberdade de expressão, a inclusão, a busca de conhecimento e a adoção de estilos de vida saudáveis, neste filme, o narrador apresenta as personagens, mas não se limita a contar a sua história, influencia-as, fá-las tomar decisões e agir.

O filme desenrola-se em três momentos. Um primeiro em que o narrador desafia as personagens a mudar a sua atitude; um segundo em que as incentiva e lhes indica o caminho a seguir e um terceiro momento em que reforça o desafio inicial e as personagens encontram uma solução para os seus conflitos/questões estando, nessa fase, intuída uma ligação à ação do IPDJ.

Sem apresentar, explicitamente, qualquer área de intervenção do IPDJ, programa específico ou modalidade desportiva em particular, o vídeo apresenta as áreas de atuação do Instituto através de uma linguagem feita de sentimentos e de emoções.

Aceda aos Canais do Festival:


Webinar «Desporto e Covid-19, a retoma da prática»


O IPDJ, no âmbito do Programa de Capacitação de Clubes Desportivos, CLUBE TOP, realizou o webinar «Desporto e Covid-19, a retoma da prática», com a presença de João Beckert, responsável clínico do CAR Jamor.

Mais informações:

Covid-19 | Desporto (Orientações e documentos úteis no âmbito da Covid-19 - IPDJ)

 


 Capital Europeia do Desporto de Lisboa está oficialmente aberta 

O Parque Eduardo VII foi o palco escolhido para a apresentação oficial da "Capital Europeia do Desporto de Lisboa 2021" (CED), em cerimônia realizada no dia 14 de abril, e que contou com a presença de diversas personalidades, entre elas Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Tiago Brandão, Ministro da Educação, Nuno Delgado, chefe de missão do CED, Nuno Santos, representante da Associação de Cidades Esportivas Europeias - Portugal, e Fernando Santos, o treinador nacional de futebol.

Durante seu discurso, o Ministro da Educação parabenizou Lisboa: "Hoje venho aqui parabenizar Lisboa, por ser uma Capital Verde Europeia, por ser agora a Capital Europeia do Desporto, mas também por ser a Lisboa do desporto federado de qualidade, por ser a Lisboa do desporto inclusivo e intergeracional, por ser a organizadora de grandes eventos de Lisboa, por ser a Lisboa que está comprometida em ter grandes espaços para que possamos sediar grandes eventos como este (...)

Segundo Nuno Delgado, chefe de missão do CED, "Lisboa tem como principal objetivo, neste épico quase olímpico, sobretudo, unir, mobilizar e orientar nossos cidadãos a serem mais ativos, saudáveis e mais solidários - seja social ou ecologicamente - esse é o nosso foco", diz no início de seu discurso.

Para Fernando Medina, prefeito de Lisboa, "um dos presentes que o desporto nos dá é a capacidade de nos superarmos". Acrescentando que "o desporto sempre nos chama a superar. Desde uma criança que quer aprender a andar de bicicleta e tem a magia de poder passar nesse teste de equilíbrio e mobilidade, e aprender como a mobilidade suporta o equilíbrio, até o atleta recreativo que está passando por várias etapas, para o profissional de alta competição. Superar é intrínseco ao desporto. "

 

Mais informações em https://capitaldodesporto.lisboa.pthttps://www.tafisalisboa.com/


Museu do Desporto 


 A página online do Museu Nacional do Desporto já está disponível em:
https://museudesporto.ipdj.gov.pt/

Um espaço digital, onde pode saber mais, sobre:

  • o acervo e a história do museu e do edifício onde está instalado, o Palácio Foz;
  • o espaço do Centro Interpretativo do Jamor;
  • e todas as exposições patentes.

Encontra também informação sobre o importante arquivo histórico e a Biblioteca do Desporto, através da ligação à base de dados, que permite pesquisar entre milhares de títulos, para reservar e consultar.

Pode ainda aceder às redes sociais do Museu: FacebookInstagram e Youtube.

Com esta nova página do Museu Nacional do Desporto, o IPDJ dá mais um passo importante na presença digital, de forma a estar mais perto do seu público, e fazendo jus ao seu mote: Preservar o presente para memória futura.
 
Descubra mais sobre o desporto, aqui.

Protocolo com Empresas e Outras Instituições
 
Beneficiarão do desconto os federados que invoquem essa qualidade no ato de aquisição dos bens e ou serviços, junto das entidades a respetiva licença desportiva atualizada, bem como um comprovativo de identidade.
Copyright © 2021 FCMP, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.